garoto protegido por roupas brincando na areia

Só quem é pai ou mãe sabe da importância em encontrar peças de roupas que garantam conforto e proteção para as crianças durante as brincadeiras.

Nesse caso, as roupas com proteção UV são grandes aliadas na missão de garantir que a criança esteja protegida, estilosa e liberta em ambientes abertos e principalmente em momentos que envolvem brincadeiras com água.

Confeccionadas com uma camada protetora que age contra os efeitos nocivos da radiação solar, as roupas de tecido com proteção UV são inovadoras.

Para conhecer mais sobre esses produtos, vantagens, uso e nível de proteção, continue a leitura e fique por dentro de tudo!

O que é tecido com proteção UV?

Perfeitos para os pais que buscam saúde, proteção e qualidade de vida para seus filhos, os tecidos com proteção UV são confeccionados com fibras especiais, capazes de bloquear de forma significante os raios ultravioleta e seus efeitos nocivos.

A radiação solar é dividida em diferentes tipos — e entre os mais nocivos à saúde da pele está a radiação ultravioleta. Apesar de grande parte dela ser filtrada na camada de ozônio, os raios que a ultrapassam são os responsáveis por causarem queimaduras e até mesmo doenças na pele humana.

Raios UVA e UVB

Entre os tipos de raio ultravioleta existentes, os que mais atingem a pele são os raios UVA e UVB. Os raios UVB podem afetar a superfície da pele, podendo chegar até a epiderme, causando ardências, vermelhidões e queimaduras solares.

Já os raios UVA são ainda mais nocivos, pois são capazes de atingir camadas mais profundas da pele, chegando até a derme. Esses raios estão presentes na atmosfera até nos dias mais nublados — e são os principais aceleradores do envelhecimento dos tecidos, causando manchas e, em casos mais severos, câncer de pele.

Está gostando do post? Aproveite para conferir nossa indicação de 8 peças infantis para dias quentes!

Qual o nível de proteção de uma camisa UV?

A proteção UV nessas peças é medida por meio do Fator de Proteção Ultravioleta (FPU) ou pelo Fator de Proteção Solar (FPS), que vai indicar o nível de proteção contra a radiação UV que o tecido oferece.

O nível de proteção das peças UV geralmente varia entre 30 e 50, mas precisa de, no mínimo, 30 para ser considerado um tecido que ofereça uma proteção.

Quanto maior o Fator de Proteção Ultravioleta, melhor o investimento. Por isso, prefira sempre as peças com proteção UV a partir dos 40.

O tecido de proteção UV substitui o protetor solar?

Uma dúvida muito frequente a respeito dos tecidos com proteção UV é se eles dispensam o uso de protetor solar, a resposta é não!

As roupas confeccionadas em tecidos com proteção UV são excelentes para garantir liberdade às crianças, mas funcionam como uma camada de proteção extra. Ou seja, é um aliado a mais, mas não o único fator de proteção.

Isso significa que os tecidos com proteção UV não devem substituir por completo o uso do protetor solar. Especialmente porque as peças de roupa não vão cobrir todas as partes do corpo da criança expostas ao sol, tornando o protetor necessário.

Dessa forma, se a criança for passar um tempo considerável no sol, é muito importante combinar as roupas com proteção UV ao uso de protetor solar.

Quanto tempo dura o fator de proteção dos tecidos?

O atual método de produção dos tecidos com proteção UV garante a sua eficácia de forma permanente, sempre que forem seguidas e respeitadas as recomendações de lavagem e cuidados presentes nas etiquetas.

De modo geral, os cuidados com essas peças são bastante simples, olha só:

  • Evite o uso de alvejante;
  • Prefira a lavagem manual;
  • Evite o uso da secadora;
  • Passe o ferro em baixas temperaturas;
  • Não limpe as peças à seco.

Quais peças possuem proteção UV?

De modo geral, é mais comum encontrar fator de proteção UV em peças de roupa infantil para banho. Veja as principais peças que são equipadas fator de proteção UV:

Onde usar as peças com proteção UV

Considerando a variedade de peças, as roupas com proteção UV podem ser usadas em diferentes ambientes, como:

  • Praia;
  • Escola;
  • Piscina;
  • Creche;
  • Viagens;
  • Passeios;
  • Piqueniques;
  • Festa de aniversário ao ar livre;
  • Atividades recreativas ao ar livre em geral.

Ou seja, basicamente, as roupas com uma camada de proteção solar podem ser utilizadas em basicamente qualquer atividade ao ar livre que exponha os pequenos ao contato com os raios solares ultravioleta.

Tecidos com proteção UV: o que prevalece?

Conhecer mais sobre os raios solares nocivos à pele é importantíssimo para manter os pais cientes sobre os riscos que as crianças correm no contato diário da pele com os raios de sol, trazendo maior consciência sobre a importância da proteção solar.

Atualmente, existem diversas formas de garantir essa proteção — e os tecidos com proteção UV são mais uma alternativa confortável e eficaz de prevenção. Explore as opções e garanta as mesmas peças divertidas e coloridas de banho, agora com um fator de proteção solar!

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog para mais dicas de roupa e conteúdos sobre desenvolvimento infantil.

sobre a autora:

Deixe um comentário