Massinha caseira: receita fácil e barata!

Diversão garantida: aprenda a melhor receita de massinha caseira

Cuidar de criança é muito prazeroso, mas nem sempre é fácil. Por isso, a busca por entreter os pequenos é muito comum e frequente, afinal eles precisam de brincadeiras divertidas para se desenvolverem, ficando saudáveis e felizes.

Para te ajudar, hoje trouxemos uma ótima receita de massinha caseira! E não se preocupe, se você não tiver algum dos ingredientes, ao final do post vamos dar algumas dicas para contornar essa situação!

Guia: como fazer massinha de farinha de trigo e água?

Imagem de uma criança fazendo massinha caseira com um adulto

A receita de massinha é uma ótima opção, pois todos os ingredientes usados são cotidianos na cozinha da sua casa, então se o seu filho acabar colocando ela na boca, não vai ter problema! Está pronta? Vamos começar, então:

Ingredientes:

Para fazer essa receita você vai precisar de 5 ingredientes básicos e fáceis de encontrar, lembrando que essa receita pode ser feita junto com a sua criança, para que ela possa se divertir durante todo o processo! Você vai precisar de:

  • 4 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 xícara de sal;
  • 1 xícara e meia de água;
  • 4 colheres de sopa de óleo;
  • Diversas cores de corante alimentício.

Essa receita vai dar uma boa quantidade de massinha. Se no final do processo você achar que tem mais do que o necessário, na próxima vez, pode diminuir para apenas 2 xícaras de farinha e uma colher de óleo. Quanto a água, você pode colocar mais ou menos, de acordo de como estiver a espessura e aderência da massinha, mas tente não passar muito do um copo e meio!

Passo a passo para fazer massinha caseira:

Agora que você sabe o que vai precisar, vamos começar de vez essa receita. Esperamos que te ajude a divertir e descontrair o seu pequeno, assim como esperamos que você também possa dar boas risadas!

1. Prepare o local para evitar sujeira

Imagem de mãe e filha preparando a massa

Escolha um local apropriado para fazer essa receita e encape o espaço com um saco plástico, papel manteiga, papel Kraft, ou o que preferir. Como vamos usar corantes, é melhor optar por algo que possa manchar! Você pode fixar eles com fita crepe e evitar que se movam ou caiam no chão.

2. Pegue uma vasilha grande para começar

É importante que o recipiente seja grande, para você ter mais mobilidade. Não precisa se preocupar com manchas porque não vamos usar o corante direto na vasilha e sim na mesa, que já está encapada. Adicione a farinha de trigo e o açúcar e misture os dois bem!

3. Adicione a água aos poucos e mexa bem

Imagem em destaque de uma mulher batendo uma massa no bowl

Depois que os dois ingredientes estiverem bem misturados e uniforme, comece a adicionar água em temperatura ambiente. Pode fazer isso aos poucos, enquanto vai misturando e deixando o material sequinho. Se você sentir que precisa de um pouco mais, tudo bem, mas lembre-se de que ainda vamos colocar óleo.

Depois que tiver colocado toda água, continue mexendo bem. Se preferir, pode retirar a mistura da vasilha e mexer com as mãos, amassando e modelando de diferentes formas, como uma massa de torta.

4. Adicione o óleo e continue mexendo

Depois que tudo estiver bem uniforme, adicione a quantidade de óleo e volte à modelagem da mistura. Essa etapa é muito importante para que a massinha caseira do seu pequeno fique boa para brincar e fazer as criações. Por isso, não economize tempo nessa etapa, pode brincar o quanto quiser ao mexer, remexer, misturar, modelar, amassar, o que quiser!

5. É hora do corante! Vamos nessa?

Imagem de uma criança manuseando tinta guache

Depois que você sentir que a massinha caseira já está com um aspecto do brinquedo, divida ela em pedaços. Se tiver três corantes, divida em três. Se tiver mais, sempre deixe a mesma quantidade de massa para cada cor. Crie bolinhas com cada uma delas e depois faça um furo no todo de cada uma, que não precisa ser fundo, nesse buraco você vai adicionar o corante.

Faça cada cor de uma vez, misture bem a massa com o liquido, da mesma forma que fez anteriormente. Você pode adicionar mais conforme for modelando, mas lembre-se de fazer o buraquinho. Depois de todas estarem prontas e misturadas, seu pequeno pode brincar o quanto quiser!

E para conservá-las por mais tempo, coloque em um pote bem fechado e armazene na geladeira!

O que achou da receita? Assim você e seus pequenos podem brincar e se divertir em família! Ah, ficou faltando algum ingrediente? Então confere aqui como resolver:

Outras alternativas para caso falte ingrediente:

Se o seu problema estiver no corante alimentício, você também pode fazer essa mesma receita com tinta guache, mas tome cuidado, pois se a criança for muito nova, você precisa estar atenta para evitar que coloque na boca.

Se você deseja ter maior segurança, use suco em pó! Misture ele junto com o sal e a farinha e só depois acione a água. Nesses casos, vai ser mais complicado de fazer várias cores diferentes, mas você pode tentar dividir a receita.

Agora, se o seu problema for com a farinha de trigo, seja por alergia ou qualquer outro motivo, você pode fazer quase a mesma receita, mas apenas com pelo amido de milho e com condicionador. Ela é um pouco mais grudenta e não é comestível, mas ainda é uma saída possível na falta da farinha.

O que achou do nosso conteúdo? Esperamos que essa receita tenha te ajudado a fazer uma massinha caseira incrível para seus filhos brincarem a vontade! Se gostou, compartilhe esse post com outros pais e mães que você conhece ou então confira o nosso post sobre o que fazer quando o seu filho não quer por a roupa! Até a próxima!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário