Imagem de criança brincando em festa do pijama infantil

Como fazer uma festa do pijama: guia completo!

Uma das festinhas infantis que mais vem se tornando popular e que captura o coração e a atenção das crianças é a do pijama. Seja ela como uma festa de aniversário ou apenas um evento para os pequenos brincarem, essa é uma ótima ideia para a mamãe e o papai oferecerem um momento incrível para a criançada.

Mas, colocar uma festinha dessa em prática nem sempre é fácil e, por isso, nós preparamos esse passo a passo completo para te ajudar. É importante lembrar que dependendo da idade do seu filho, as coisas podem ser um pouco diferentes.

Passo a passo: como fazer uma festa de pijama infantil?

Uma festa do pijama infantil demanda organização e planejamento, mas isso não quer dizer que precisa ser difícil, muito pelo contrário. Esse tipo de evento pode ser muito divertido de organizar e ainda mais legal de participar, juntamente com os pequenos. Então, vamos começar? Siga a leitura e organize uma festinha de pijama infantil incrível para os pequenos com 5 dicas!

1. Organização da festinha do pijama

Em primeiro lugar, você precisa estar ciente que a recomendação é fazer essas festinhas apenas com crianças de 7 anos ou mais, isso porque as mais novas costumam ter muito mais dificuldade de dormir longe dos pais e costumam ter mais medo do escuro, por exemplo. Além disso, quando for criar a listinha de convidados, lembre-se de que você terá que cuidar dos pequenos, então tente pensar sempre em 5 crianças por adulto disponível. Vamos para a organização então:

Imagem da decoração de uma festa do pijama

1.1. Local da festinha

Quarto ou sala? Bem, essa dúvida pode ser resolvida tendo como base a quantidade de convidados. Então, se vão ser menos crianças e cabe colchão o suficiente no chão, é claro que pode ser feito no quarto. Mas como a graça da festa é todos os pequenos dormirem no mesmo cômodo, é importante ter certeza de que todas caberão lá e, se não couber, arrume a festinha na sala, caso ela tenha um espaço maior!

Além disso, se você tiver um quintal espaçoso e seguro, é uma boa ideia explorar brincadeiras ao ar livre, mas opte por colocar as crianças dormindo em áreas cobertas, mesmo que esteja fazendo uso de barracas.

Confira também: receita fácil e barata de massinha caseira!

1.2. Decoração

As decorações de festas infantis geralmente são as mais coloridas e divertidas, não é mesmo? Por isso, você pode explorar as referências que encontrar na internet, mas o mais comum são as tendas e barraquinhas. Nesse caso, é possível fazer elas com uma cordinha amarrada e uma coberta jogada por cima, como também tem como alugar algumas prontas com companhias de festa.

Então, se a ideia for um acampamento, explore a criatividade e faça uma fogueira de EVA e papel celofane e bandeirinhas, por exemplo. Agora, se for algo mais voltado ao mundo das princesas e dos castelos, tente explorar tendas mais coloridas e chapéus ou coroas de princesa, sainhas de tule e balões coloridos. A criatividade pode ir solta!

Confira também: o que fazer quando meu filho não quer colocar roupa? Entenda!

1.3. Convite

Se a festa do pijama infantil for para comemorar o aniversário de seu filho, recomendamos que o convite seja entregue com 20 à 15 dias de antecedência, contendo as informações básicas listadas abaixo. Além disso, pode explorar o tema no formato do convite, como usando papel em forma de travesseiro, mascara de dormir ou em barraquinha. Enfim, deve conter:

  • Data e horário;
  • O que precisa ou não levar;
  • Nome e contato dos pais, em caso de emergências;
  • Até quando precisa ser confirmado e como;
  • Hora para buscar os filhos (recomendamos entre as 9h e 10h da manhã do outro dia).

2. O que fazer na festa do pijama?

Ter um cronograma definido é uma ótima ideia para evitar imprevistos, ou até mesmo o tédio, mesmo assim, é importante não levar tudo tão restrito e deixar livre para as crianças escolherem o que fazer. De qualquer forma, listamos algumas das melhores opções de brincadeiras para fazer com os pequenos, apenas lembre-se de pedir ideias e opinião do seu filho:

Crianças brincando com jogos recreativos em uma festa do pijama

  • Jogos de tabuleiro, como imagem e ação;
  • Sessão cinema com filmes infantis (depende da idade dos pequenos);
  • Caça ao tesouro;
  • Momento manicure e maquiagem;
  • Karaokê;
  • Jogos recreativos (pega-pega, esconde-esconde e mais);
  • Oficina culinária simples.

3. O que servir em festa do pijama infantil?

A coisa mais importante de se ter em mente na hora de escolher o cardápio para a festa do pijama infantil é sempre optar por comidas leves, que não impeçam as crianças de dormir bem depois. Além disso, é importante ter uma boa variedade para agradar todas as crianças, sem deixar margem para o erro. Com isso, separamos uma listinha de opções de comidas salgadas para você:

Imagem de sanduíches com recheio de chocolate infantil

  • Snacks diversos;
  • Pipoca;
  • Chocolate quente;
  • Sanduíches naturais;
  • Docinhos.

Muito fácil, não é mesmo? É possível servir desde frutas até chocolates e balas. E por fim, não esqueça de preparar um café da manhã reforçado para quando as crianças acordarem no outro dia.

4. O que vestir em uma festa do pijama?

As melhores opções de roupas para vestir em uma festinha do pijama são aquelas confortáveis para brincar, dormir e se divertir. É claro que estamos falamos dos incríveis pijamas infantis. Além de serem super coloridos e estampados, também vão ajudar os pequenos a se sentirem em casa e, assim, mais confortáveis!

Crianças brincando em festa do pijama

5. O que dar de lembrancinha na festinha do pijama?

Mesmo que não seja obrigatório, as crianças costumam já esperar por uma lembrancinha sempre que vão em uma festinha, por isso talvez seja interessante preparar algo. Dependendo de como for o seu orçamento é possível oferecer pantufas, máscaras de dormir ou outros itens temáticos, assim como também é uma boa ideia preparar saquinhos ou caixinhas com doces e lembrancinhas mais básicas.

Imagem de máscaras para dormir

E pronto, a festa está devidamente planejada! Esperamos que nossas dicas tenham te ajudado a organizar a melhor festa de pijama infantil que seu pequeno já teve. Aproveite também para conferir nosso conteúdo sobre as 20 melhores opções de presente para criança! Até a próxima!

sobre a autora:

Deixe um comentário