Comportamento infantil dos 4 aos 5 anos: o que esperar?

Comportamento infantil dos 4 aos 5 anos: o que esperar?

O comportamento infantil dos 4 aos 5 anos de idade é repleto de características curiosas, episódios engraçados, alguns conflitos e muitas novidades. Nesta fase, papais e mamães de primeira viagem notam o quanto os pequenos estão crescendo e evoluindo!

Características como a personalidade, os gostos e as preferências ficam a cada dia mais evidentes, e acredite, conhecê-los torna os momentos em família ainda mais significativos e recheados de alegrias.

Deseja conhecer os detalhes presentes nessa fase? Siga com a Armário Infantil em uma interessante conversa!

Quais são os comportamentos infantis dos 4 aos 5 anos?

Imagem de crianças correndo ao ar livre

Os comportamentos das crianças de 4 e 5 anos são caracterizados por muita curiosidade e exploração do ambiente. Mas, antes mesmo de entrarmos nos detalhes relacionados à cada fase, nós destacamos: cada desenvolvimento é único.

Ainda que existam indicativos presentes em cada idade, lembre-se, os estímulos do ambiente, hábitos e aspectos na cultura que a criança faz parte, têm influências diretas no comportamento infantil. Você pode conferir na sequência:

  • Comportamento infantil aos 4 anos de idade;
  • Como lidar com a teimosia da criança com 4 anos?
  • Detalhes do desenvolvimento da criança nos 4 anos;
  • Comportamento infantil aos 5 anos de idade;
  • Como é o comportamento da criança aos 5 anos?
  • Detalhes do desenvolvimento aos 5 anos.

Ah! O seu pequeno está recusando vestir as roupas que você oferece? Bem, a mãe e o pai que nunca passaram por essa situação, que vistam a primeira camisa. Afinal, esse comportamento é uma situação mais frequente do que poderíamos imaginar:

Meu filho não quer colocar roupa: o que fazer? Entenda!

Comportamento infantil aos 4 anos de idade

Imagem de uma menina de 4 anos posando para foto

Aos 4 anos os pequenos alcançam o auge do período da afirmação. Neste momento, é muito comum que eles desafiem os adultos da família, seja ao fazer perguntas que eles já sabem a resposta, ou ainda, testando os limites estabelecidos pelos pais.

Ao presenciar os desafios, respire fundo e coloque-se no lugar da criança, este é o momento delas entenderem melhor o Universo que as cerca, e para isso, nada como os comportamentos desafiadores. Tenha doses de paciência extra e desfrute a fase: ela voa!

  • Energia extra!

Muita calma e energia nessa hora, aos 4 anos de idade, as crianças passam a descobrir novas habilidades. Agora, para desempenhar as tarefas do dia a dia, os pequeninos falam, correm e ensaiam escrever com desenhos aquilo que pensam.

O resultado são comunicações muitas vezes deixadas de lado pelos adultos. Mas acredite, ter atenção neste momento, garante uma relação positiva com a criança aos 4 anos, além do fortalecimento das habilidades emocionais dos pequenos nesta fase.

  • Noites com sono tranquilo.

Imagem de uma criança dormindo

Eis que é chegado um momento muito aguardado pelas mamães e papais de plantão. Com os 4 anos, muitas crianças costumam desfrutar de noites com sono tranquilo, médias maiores que nas fases anteriores.

Você já presenciou noites de sono inquieto com a presença de terror noturno entre os pequenos? Estudos em comportamento humano e saúde do sono reforçam a necessidade de tratar um dos assuntos a cada dia mais presentes entre mamães e papais.

Entendendo o terror noturno e como tratá-lo.

  • Linguagem e questionamentos.

Ao completar os quatro anos de idade, os baixinhos estão no auge da aquisição da fala e outros tipos de linguagem, como o início dos estímulos da escrita. Uma característica bem marcante do momento, são os diálogos em que, as crianças perguntam, e elas mesmas dão respostas. Em todo caso, é fundamental que os adultos estejam presentes e atentos.

Seja para estimular a aquisição de novos vocabulários, ou ainda, para avaliar antes de expor palavras para as crianças, os pais, mães e familiares próximos desempenham papel importante no desenvolvimento infantil.

Comportamento infantil aos 5 anos de idade

Aos cinco anos de idade, os pequenos ganham doses extras de domínio emocional e desenvolvimento psicomotor. Atividades como, alimentação, locomoção com maior equilíbrio e manejo de objetos são desempenhadas de maneira mais ágil e controlada.

  • Ampliação do vocabulário.

Aos 4 anos, o desenvolvimento dos tipos de linguagem estimula meninos e meninas a falar mais, bem como consumir muitas informações no mundo ao redor. Aos 5 anos, a comunicação é mais intencional, fruto de muita prática e estímulos.

Com frequência notamos os pequenos com lápis nas mãos, ensaiando escritas com desenhos, ou ainda, leituras improvisadas de livros infantis. Desfrute com eles esses momentos!

  • Tempo e espaço.

As noções espaciais e de tempo começam a ganhar novas formas aos 5 anos. Locomover-se não é mais um dos maiores desafios, e os pequenos começam a entender que “ontem”, “hoje” e “amanhã” são momentos diferentes.

Que garantir proteção solar contra raios ultravioletas é essencial, grande parte das famílias concorda. Mas será que produtos como a camisa com proteção solar auxiliam neste objetivo?

Roupas com proteção solar funcionam? Entenda mais sobre o assunto!

Gostou de conhecer os detalhes do comportamento infantil dos 4 a 5 anos? Pois siga conferindo os conteúdos produzidos pela Armário Infantil aqui no Blog, e compartilhe o texto com os seus amigos interessados no assunto. Até a próxima conversa!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário